Criar uma Loja Virtual Grátis

Saiba o que é Teologia

Saiba o que é Teologia

O que é Teologia:

Teologia é o estudo da existência de Deus, das questões referentes ao conhecimento da divindade, assim como de sua relação com o mundo e com os homens. Do grego “theos” (deus, termo usado no mundo antigo para nominar seres com poderes além da capacidade humana) + “logos” (palavra que revela), por extensão “logia” (estudo).
A teologia estuda as religiões num contexto histórico, pesquisando e interpretando os fenômenos e as tradições religiosas, os textos sagrados, a doutrina, o dogma e a moral e sua influência nas diversas áreas do conhecimento, especialmente nas ciências humanas, como na Antropologia e na Sociologia.

O conceito de teologia aparece pela primeira vez no pensamento grego, através de Platão, no diálogo “A República” para referir-se à compreensão da natureza divina por meio da razão, em oposição à compreensão literária própria da poesia, feita por seus conterrâneos.

 

Para que serve a Teologia?

Freqüentemente esta pergunta surge no meio cristão. Para muitos, é difícil compreender a importância da Teologia para a Igreja, principalmente adolescentes e jovens. É passada para nossa geração uma idéia de que teólogos foram homens de séculos passados, e que hoje não há mais necessidade de se estudar a teologia.

Por não ser levada a sério por muitas pessoas, poucos realmente sabem a sua definição, que nada mais é do que o estudo sistematizado da revelação do próprio Deus em sua Palavra.

Mas talvez você questione: qual vai ser o benefício que eu vou ter estudando Teologia? Vamos entender.

Uma pessoa que teve um encontro com Cristo e tem compromisso com a palavra de Deus, ela sente em seu coração um desejo muito grande de falar do amor de Jesus Cristo. Seja aonde for: na faculdade, na escola, no serviço, existem pessoas que estão a nossa volta que precisam ouvir as Boas novas de Salvação. Então percebemos a importância da Teologia na evangelização.
Repetidas vezes, muitos de nós estamos usando a Teologia, (que na maioria dos casos é imposta e não estudada) e não percebemos como ela está presente no nosso dia-a-dia.

Quando você fala a um colega de escola "Jesus quer te salvar", você está apresentando para ele uma das muitas doutrinas Bíblicas que a teologia estuda com tanto afinco, conhecida como Soteriologia. Quando falamos sobre o pecado para alguém, e então somos questionados: "O que é o Pecado?”, estaremos então diante de uma questão que a Teologia busca responder.

Fica evidente a importância de nós conhecermos o assunto que estamos falando. Evangelismo e Teologia andam juntos.

Se você quer ser um porta-voz do Evangelho de Jesus Cristo, não há como deixar a teologia de lado, pois freqüentemente você estará usando ela. Hoje temos vistos tantos evangelhos falsos, heresias, ensinos falsos, que podem ser combatidos através do estudo da Palavra de Deus.